sábado, julho 07, 2007

A Mãe Divina e a morte do Ego

Antes da leitura do texto a seguir é recomendavel para seu entendimento passar por estes (links):

Mãe Divina

Morte em Marcha


A Mãe Divina, aspecto feminino de Deus dentro de cada um que vive sobre este mundo, toda vida, átomo é um aspecto de Deus deveras importante a se render reflexão serena segundo os bons mestres ensinam. A Mãe Divina origina a vida, a concepção de todo e qualquer um, sendo também uma parte daquele ou do que é gerado. A Mãe Divina é uma parte de toda e qualquer substancia, essência, material que exista, no entanto Ela é uma parte consciente enquanto normalmente a consciência do que vive no mundo, o filho, está adormecida e perdida entre sonhos, ilusões e aspectos da vida.
Deus-Mãe pode orientar o filho a sair do emaranhado em que esse se encontra muitas vezes considerando-se feliz, especialmente como se acusa quando adormecido e sem anelo espiritual, ao arrependimento, em tal caso e em outros onde se vejam mal aqueles infantes -filhos- que erram pelo mundo, portas se abrem e a mão que conduz para tirar do abismo e limpar a sujeira que o Ego cria se faz presente.
A Mãe Divina, que no cristianismo foi representada por Maria e em tantas outras culturas recebeu outros nomes diversos, que desde eras remotas atua sobre a vida gerando-a, fornecendo abrigo e que por inconsciência dos filhos que esquecem-se d’Ela se faz necessário aparecerer novas representações da sagrada Mãe, para reavivar nas partes mais profundas ou manter um elo místico com a criadora, surgem tantas e diferentes Mães em diferentes locais, algo que vai ao interior trazendo a presença ou lembrança da mesma, uma providencia da Lei para que não fiquem em completa ignorância os povos. Ela é Deus em um de seus três aspectos e não é pertencente a um povo, uma cultura ou uma religião; pertence a liberdade e o que se faz seu filho em atos torna-se livre; livre de tudo e unido a consciência deste grande Ser.
Um aspecto salientado por muitos é a questão da falta de devoção a Mãe de momento a momento, quando se esquece dela e ela tem o fator de atuar mantendo a consciência ativa, atenta para ver os defeitos, Egos que surgem, bem como sustentar o filho quando esteja em perigo, em tentações. A oração e devoção a Mãe é uma prática constante para se lograr o êxito.
É salientado que em geral todos são maus caracóis do Pai e o Pai também é um aspecto em que está a Mãe, a parte feminina (Deus-Mãe). A perversidade em que encontra-se a humanidade nos seus estados interiores transforma o mundo em um ambiente calamitoso. Complicados nos processos do Ego de cada qual, que condiciona e leva ao erro em que vai-se em massa a humanidade à ser auto-destruida e um fracasso tremendo.
A Mãe Divina tem a capacidade singular, superior de poder dar ao homem a libertação de seus processos Egóicos, de sua incoerência atinada ao erro, a condicionação da prisão que é a visão, ação do Ego sobre a vida ou sua inconsciência propriamente dito. A Mãe Divina tem o poder para eliminar o Ego e liberar a porção de essência ou alma que se encontre presa dentro de tal elemento nocivo, dessa maneira proporcionando a expressão da alma e suas virtudes o que em relação ao mundo repercute como uma força diferente, que se purifica e sai do círculo vicioso em que se encontra a humanidade. O Ego é o que torna o homem perverso. A palavra perverso muitos não entendem ou acham dura, no entanto esse vocábulo quer dizer o que está pervertido, corrompido, adulterado, isso o que o Ego realiza ao ser criado, estar em atuação. O Ego não é uma natureza original do homem mas uma corrupção de sua alma que é transformada em forma fixa, deixando de ser livre e vivendo no mundo dos sentidos inferiores, na ilusão e no sonho.
O homem é dito que possui 3% de essência ou alma e 97% de Ego que é alma condicionada, enfrascada, quando o mesmo se dedica a eliminar aquelas formas a que sua alma foi condicionada passa a liberar mais e mais, segundo sua atuação, porções de essência anímica tendo como resultado o aumento de sua consciência, auto-consciência; se é liberado 1% de essência essa já é força a mais para prosseguir o trabalho e impulsionar. Pode soar como difícil partir de 3% de essência a liberação de 97% de Ego, porém a essência é poderosa e pode impulsionar o homem a seguir adiante mais e mais, muitos ratificam, confirmam. Nesse passo gradual, paulatino, de pouco a pouco, mas constante se vai gerando seriedade no trabalho e a firmeza no mesmo e em sua alma que se expressa cada vez mais vão convertendo o homem em algo bem diferente do que conhecia. É uma obra de transformação onde o apego deve ser eliminado para ver o novo.
Os detalhes na morte do Ego são algo que o V.M. Rabolu frisou como demasiado importantes; ater-se a notar pequenos detalhes, manifestações de tipo ou sabor Egóico em que figuram toda classe de defeitos. Muito pode se ver em conversas e o fundo onde saem algumas palavras e seu tom, risadas, raiva, ironia, tristeza, justificação de erros e problemas, considerações sobre os demais ou objetos com certo sabor que não corresponde a alma mas que só poderia aparecer de uma fonte inferior que é o Ego. A eliminação desse proporciona ao homem a conversão em algo real, não um lenho atirado ao mar indo de um lado a outro sem saber o que É de fato mas sendo vitima das circunstancias. O Ego em detalhes aparece no mínimo como mostrava o Mestre, em coisas que pareciam insignificantes não parecendo sequer defeitos, no entanto, lá estão e ele relata que por um detalhe se pode perder muito. Os detalhes são o que mantém a consciência em estado mais alterado por não parecerem defeitos assim dando continuidade o adormecimento. È um tema muito importante que foi deixado como lição.




Sobre a Mãe Divina há um poema na primeira página (link) escrito por Dante em seu livro “A Divina Comédia”:


O Hino à Virgem de Dante

Virgem Mãe, filha de teu Filho,
humilde e alta mais que qualquer criatura,
termo prefixado de eterno desígnio,

Tu és aquela que a natureza humana
enobreceste de tal forma, que seu Criador
não desdenhou fazer-se sua criatura.

Em teu ventre reacendeu-se o amor,
por cujo calor na eterna paz
assim germinou esta flor.

Aqui és para nós luz meridiana
de caridade; e embaixo, entre os mortais,
és fonte vivaz de esperança.

Mulher, és tão grande e tanto vales,
que quem deseja graças, e a ti não recorre,
é como alguém que desejasse voar sem asas.

A tua benignidade não apenas socorre
quem pede, mas muitas vezes livremente
e antecipa ao pedido.

Em ti, misericórdia, em ti, piedade,
em ti, magnificência, em ti se coaduna todo o bem
que existe nas criaturas.

Dante Alighieri
(Paraíso, canto XXXIII, vv. 1-21)

Nenhum comentário: